sexta-feira, 3 de julho de 2015

O professor, a educação e a tecnologia


De acordo com os temas abordados e com as reflexões feitas nas atividades, podemos ter o professor como um agente responsável pelos conhecimentos de grande parte das gerações futuras, pois muitas famílias ainda têm a velha ideia de que quem deve educar a criança é o professor. 
     Tenho educação vem de berço, já diz um ditado popular. Eu particularmente, costumo dizer que não existem pessoas má educadas. O que existem são pessoas que receberam educação diferente da que nós recebemos e que transmitimos para nossos descendentes. As pessoas confundem um desrespeito com falta de educação. As crianças copiam aquilo que vêm os mais velhos fazendo. 
     Da mesma forma nós professores somos copiados e até criticados por algumas de nossas atitudes por parte de nossos alunos. Algumas manias ou comportamentos que os alunos trazem de casa, precisam ser conversadas e se necessário, mudadas, principalmente quando corre o risco de gerar transtornos no período de aula. 
De acordo com o texto de Alberto Tornagh (2003), Escola faz tecnologia faz escola, as tecnologias estão presentes em tudo dentro da escola. Desde o lápis que o aluno utiliza, o seu uniforme, a merenda, sem falar na tecnologia que envolve a produção e envasamento do gás que aquece as panelas na cozinha. 
     Na era em que vivemos, em qualquer escola que chegarmos encontraremos um aparelho de notebook ou computador de mesa e muitos celulares. Todos esses equipamentos podem ser utilizados na inovação das aulas. Conforme Tornagh, não há necessidade de adquirir softwares caros, basta fazer uso daqueles que estão disponíveis. 
Se a tecnologia faz a escola e a escola faz a tecnologia, os cursos de capacitação são de extrema importância, pois ainda temos professores que não conseguem montar uma planilha do Excel ou formatar uma prova para seus alunos no editor de textos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário