sábado, 25 de julho de 2015

Software livre - Ativ. 2.10


 O Software livre é fruto de um movimento com este mesmo nome "Free software". Este movimento foi criado no intuito de quebrar as restrições impostas pelos fabricantes de equipamentos eletrônicos de grande marcas.
     O principal objetivo do movimento é criar softwares e deixá-los livres para que os usuários espalhados pelo planeta possam fazer suas alterações, melhorias e outras coisas que desejarem sem que tenham que pedir autorizações para os proprietários. Um exemplo desses softwares é o Linux que muitas escolas utilizam nas STEs.









Mais referências sobre o assunto:

http://quoduniomystica.blogspot.com.br/2014/06/um-guia-anarquista-para-o-software-livre.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.es.html

Definição de Wikcionário - Ativ. 2.9

     O Wikcionário é um projeto criado em 2004 com o objetivo de alcançar a maior quantidade possível de traduções em diferente línguas, diferentes formas de nomear um mesmo objeto ou mesmo de entender as diferentes significações para os povos alcançados.

Outras referências:

https://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio

http://wikimedianobrasil.org/projetos-wikimedia/wikcionario/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Conhecendo a Wikipédia - Ativ. 2.8


  1. Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web, escrito de maneira colaborativa e que se encontra atualmente sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente." Integrando um dos vários projetos mantidos pela Wikimedia, os mais de 30 milhões de artigos (879 752 em português em 09 de julho de 2015) hoje encontrados na Wikipédia foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo; e quase todos os verbetes presentes no site podem igualmente ser editados por qualquer pessoa com acesso à internet e ao sítio eletrônico http://www.wikipedia.org. Em outubro de 2013, havia edições ativas da Wikipédia em 277 idiomas. A Wikipédia foi lançada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e tornou-se a maior e mais popular obra de referência geral na Internet, sendo classificado em torno da sétima posição entre todos os websites do Alexa e tendo cerca de 365 milhões de leitores. A Wikipédia é uma ferramenta de pesquisa amplamente utilizada por estudantes e tem influenciado o trabalho de publicitários,pedagogossociólogos e jornalistas, que usam seu material mesmo que nem sempre citem suas fontes.
  2. A seguir mais três referências sobre o conceito de Wikipedia

sexta-feira, 3 de julho de 2015

É mais difícil ser professor nos dias de hoje?

     Eu quero começar esta reflexão relembrando como aconteceu minha alfabetização: na comunidade em que eu nasci, o acesso a tudo era muito difícil, tanto que eu comecei a frequentar a escola com nove anos de idade.
     Na minha idade de iniciar a estudar a escola da aldeia era de responsabilidade da FUNAI e quem dava aula era a esposa do chefe de posto e o regime da escola era muito severo. Não sei porque, mas a FUNAI só arranjou uma vaga para mim no ano em que eu completava os nove.

     A FUNAI e seus professores utilizavam das mais inacreditáveis formas de castigos para com os alunos e ainda pediam ajuda dos pais. Então, aprender a ler e ficar quieto dentro da sala de aula era uma regra inviolável. Bastava uma olhada para o lado e o aluno tinha que rodear a escola de joelhos até a aula acabar.
     Hoje eu faço uma reflexão, levando em consideração os meus ex-professores, a mim e aos meus colegas de profissão e acredito que atualmente não é mais difícil ser professor que antigamente, só é mais complexo. O que acontece é que tudo evolui e quem não acompanha o processo evolutivo, tende a ser um antiquado.
     Há alguns anos atrás, o professor era o único que falava e único que sabia dentro de uma sala de aula. Hoje com todo o avanço tecnológico, os alunos são portadores de saberes que se o professor não tomar cuidado, poderá passar vergonha diante dos seus discentes. Isso pode ser observado quando pedimos que os alunos apresentem um trabalho em forma de vídeo, por exemplo. Eles o fazem muito bem.
     De Acordo com NÓVOA (2001), nos tempos atuais, está muito mais complexo ser professor e esta complexidade vem da em parte da própria sociedade que não tem um objetivo certo para escola.
     Nas décadas anteriores, como bem dizia meu pai, tínhamos que aprender a ler e a contar para não sermos enganados pelos nossos patrões na hora de recebermos nosso salário. Diferente do presente, em que muitos de nós, mesmo cursando uma faculdade, duvidava do seu futuro.

O professor, a educação e a tecnologia


De acordo com os temas abordados e com as reflexões feitas nas atividades, podemos ter o professor como um agente responsável pelos conhecimentos de grande parte das gerações futuras, pois muitas famílias ainda têm a velha ideia de que quem deve educar a criança é o professor. 
     Tenho educação vem de berço, já diz um ditado popular. Eu particularmente, costumo dizer que não existem pessoas má educadas. O que existem são pessoas que receberam educação diferente da que nós recebemos e que transmitimos para nossos descendentes. As pessoas confundem um desrespeito com falta de educação. As crianças copiam aquilo que vêm os mais velhos fazendo. 
     Da mesma forma nós professores somos copiados e até criticados por algumas de nossas atitudes por parte de nossos alunos. Algumas manias ou comportamentos que os alunos trazem de casa, precisam ser conversadas e se necessário, mudadas, principalmente quando corre o risco de gerar transtornos no período de aula. 
De acordo com o texto de Alberto Tornagh (2003), Escola faz tecnologia faz escola, as tecnologias estão presentes em tudo dentro da escola. Desde o lápis que o aluno utiliza, o seu uniforme, a merenda, sem falar na tecnologia que envolve a produção e envasamento do gás que aquece as panelas na cozinha. 
     Na era em que vivemos, em qualquer escola que chegarmos encontraremos um aparelho de notebook ou computador de mesa e muitos celulares. Todos esses equipamentos podem ser utilizados na inovação das aulas. Conforme Tornagh, não há necessidade de adquirir softwares caros, basta fazer uso daqueles que estão disponíveis. 
Se a tecnologia faz a escola e a escola faz a tecnologia, os cursos de capacitação são de extrema importância, pois ainda temos professores que não conseguem montar uma planilha do Excel ou formatar uma prova para seus alunos no editor de textos.